26 dezembro 2006

26 /12 ENTRE MORTOS E FERIDOS...

Antes de tudo... COMENTEM!!!
É engraçado como mundo gira, quando vc acha que tudo está perdido, acontece uma reviravolta as coisas voltam aos eixos.
Amanhecemos hoje muito animados, havia a perspectiva de nossa bagagem desaparecida chegar, o dia estava bonito e estavamos prontos para dar um passeio pelo Pantanal, só precisávamos atravessar a fronteira rapidinho, comprar as passagens do trem e tudo estaria resolvido.
Pensando nisso, acordamos cedo e saímos do hotel às 7h00, calculamos que demorariamos cerca de 45 min para chegar na Bolívia, chegando lá às 6h45 (isso mesmo, é que lá tem um fuso horário de diferença em relação a Corumbá e dois em relação à Brasília), um pouco antes de iniciar a venda das passagens.
Chegamos a já havia alguma fila, entramos no final dela e aguardamos... aí começaram os problemas...
Alguns minutos depois, um funcionário da empresa responsável chegou na fila informando que um trem havia saído dos trilhos e eles estavam esperando informações vindas de Santa Cruz de La Sierra sobre a situação da estrada de ferro, sendo assim, somente iniciariam a venda a partir das 9h30.
Sem ter mais o que fazer, aguardamos por duas horas e meia pelo início da venda, durante este período, muita gente foi chegando, sendo que uma boa parte destas pessoas não entrou na fila.
Com uma pontualidade britanica, pontualmente às 9h50 (vinte minutos de atraso) os guichês foram abertos, neste momento, todas estas pessoas se aglomeraram na frente da fila e foi uma furação de fila desavergonhada e generalizada, enquanto que os agentes do exército, responsáveis pela "ordem" somente olhavam, uma falta de respeito total.
Quando chegamos no guichê, aproximadamente umas 11h30, com todos os nossos planos para o dia de hoje já tendo ido por água abaixo, ainda ficamos sabendo que não haveriam trens no dia seguinte, pois liberaram os trens hoje para poder trabalhar na limpeza dos trilhos amanhã, poderíamos ter comprado passagens para hoje mesmo, mas nossa bagagem ainda estava estraviada...
Ainda antes de sair perguntei se era 100% de certeza que não haveríam trens na quarta-feira e o vendedor foi categórico, não havia a menor esperança.
Sem saber o que fazer, voltamos para o Brasil, chegamos até a cogitar desistir de tudo e voltar, ainda dava tempo de passar o ano novo com as famílias. Mas fomos procurar uma solução em uma agência de turismo.
Aqui tenho que explicar, nosso objetivo era: 18 horas de trem até Santa Cruz e mais 16 de ônibus até La Paz, chegando lá na sexta feira.
Pois bem, com este transtorno, teríamos que ficar em Corumbá até quinta, conseguindo chegar em La Paz somente no sábado, perdendo mais 2 dias além dos 2 que já havíamos perdido.
Na agência fomos informados sobre vôos regulares de hora em hora entre Santa Cruz e La Paz, o que faria com que recuperássemos pelo menos um dos dias perdidos e a um preço que podíamos pagar (U$ 110,00), até pensamos que se soubéssemos disso antes teríamos feito dessa forma desde o início.
Então só aguardamos a confirmação da chegada das nossas bagagens, assim que soubemos que estavam no aeroporto que seriam encaminhadas para o hotel (isso ocorreu lá pelas 15h00) voltamos para a Bolívia para comprar as passagens para a quinta feira.
Neste horário a compra estava bem tranquila, haviam somente umas 10 pessoas na nossa frente, e levamos APENAS mais uma meia hora para sermos atendidos.
Chegando no guichê, mais uma surpresa, aquilo que o vendedor nos informou pela manhã e que não havia esperança de mudar... havia mudado, ou seja, os trens para a quarta-feira estavam normais, claro que ficamos felizes, mas ficamos pensando naqueles que estavam na mesma situação, mas não voltaram lá de tarde para receber esta notícia.
"Lição do dia, não espere respeito dos Bolivianos, pelo menos dos de Puerto Quijaro, pois parece que eles não gostam de Brasileiros."
Ouvimos isso de taxistas, do pessoal do hotel e principalmente na agência de turismo.
Bem, resumindo, compramos as passagens para quarta-feira e resolvemos também comprar as passagens de avião de Santa Cruz para La Paz, desta forma recuperando praticamente todo o tempo que havíamos perdido até então.
Amanhã, se mais nada acontecer, tentaremos dar nossa voltinha pelo Pantanal.
Ah... mais uma coisa, lembram que falei que fomos entrevistados em Campo Grande? Pois é, hoje saiu nos jornal uma reportagem de meia página, com direito a foto e tudo, vamos levar o jornal, se ele resistir até o final da viagem ou até acharmos um scanner, mostraremos para vocês.
Até...

5 Comments:

Blogger sefrim said...

Caro colega Leandro... Em se tratando de você nada do que você me conta me causa espanto e admiração!!! hahahaha boa trip!

12:33 AM  
Anonymous Anônimo said...

Irado hem
essa viajem prometia
começou o agito
=)
muita sorte pra voces
to acompanhando tudo por aque
abraçao

2:50 PM  
Anonymous Anônimo said...

se foder em... me tras os 3kg como combinado..

Merc

3:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Bacana a trip.
Passei o olho nas fotos e em alguns momentos.
Tá de parabéns.
Depois conversamos.
Hasta

5:18 PM  
Anonymous Anônimo said...

muito bom!
até as fotos aéreas ficaram ótimas! hahahahahahaha!
tem de fazer um blog do carnaval.
beijos.

6:44 PM  

Postar um comentário

<< Home