17 janeiro 2007

10/01 - PROFISSÃO: PERIGO!!!

Eu e o Rodrigo no aeroporto de Sucre, ainda tentando nos recuperar da "viagem tranqüila" da noite anterior


O ônibus para Potosi milagrosamente saiu no horário marcado, às 20h30, acho que porque já estava lotado e o assistente não teve que ficar berrando na rua para oferecer os bancos que estavam vagos.
O ônibus era uma beleza, "queixão duro" e o teto ficava a + ou - 1,60 metro do piso, o único que não precisava andar abaixado era o Rafinha, mas se olhasse pra cima batia o nariz (hehehe).
Menos de 10 minutos depois do ônibus sair, começou o calvário, uma estrada de terra, cheia de buracos e na qual o motorista estava descendo o cacete, andava a uns 70 ou 80 km/h por cima daqueles buracos, fazendo a gente pular no banco o tempo todo, sem contar que, claro, todos os tipos de cheiros no ônibus, todo mundo suando e, pela baixa altura, esse suor condensando e gotejando dentro do ônibus, eu meti minha capa de chuva e nem fiquei me estressando, não tinha o que fazer mesmo...
Chegamos em Potosi perto das 4h da manhã e, no lugar de esperar até de manhã pra VER SE HAVIAS ÔNIBUS, resolvemos pegar um taxi, 140 bolivianos, + ou - R$ 35,00 por 160 km, caro pros padrões bolivianos, baratíssimo para nós.
Mas aí tivemos outro problema, o motorista... Ele devia ter uns 20 anos, se chamava Mcguiver (isso mesmo, em homenagem ao seriado Profissão Perigo) e acho que se considerava o próprio personagem, pois fazia as curvas em uma serra a 60, 70 km/h e nas retas chegou a dar 160km/h.
Pro nosso alívio e surpresa, em um determinado momento ocorreu o seguinte diálogo:
Mcguiver: "Estás con soño?" (Está com sono?)
Eu: "Não, estou bem acordado" (claro, como estaria com sono dentro daquele carro?)
Mcguiver: "Saber conduzir?"
Eu: "Sí, por su puesto!" (Sim, claro!)
Mcguiver: "Entoses, condusa acá que estou a quase dormir" (Então venha dirigir, pois estou quase dormindo)
Eu: !!!!!!
Rodrigo: !!!!!!!!
Rafinha: !!!!!!!!
E assim, senhoras e senhores, este que vos fala tornou-se o feliz condutor de um taxi na Bolívia, descendo serras e desviando de pedras que vinham de desmoronamentos nas encostas, enquanto o motorista babava relaxado no banco do lado... Viva a Bolívia!!!
Chegamos em Sucre por volta das 7 horas da manhã, indo direto para o Aeroporto, nos despedimos do Mcguiver (ufa... vivos!!!) e esperamos o aeroporto abrir.
Compramos as passagens num vôo que sairia às 11h25.
Viagem tranquila, chegamos em Santa Cruz por volta das 14h.
Até...