10 janeiro 2007

07, 08, 09 e 10/01 - ATACAMA

Depois de umas 10 horas de viagem (Iquique - Calama e depois Calama - São Pedro de Atacama) chegamos nesta pequena cidade. O lugar é surreal, parece uma cidade daqueles filmes de velho oeste, todas as casinhas grudadas umas nas outras, em ruas de terra batida... até cavalos passando, me senti no seriado BONANZA (é... eu já tinha nascido nessa época). Mas esta pequena cidade tem uma boa estrutura, toda voltada para o turismo, não foi difícil achar uma boa pousada por um preço bom.

Nossa principal preocupacaao era como iríamos até Uyuni, na Bolívia, dalí a alguns dias. Procuramos uma agencia de turismo e, pra nossa alegria, achamos um roteiro que cruzaria, em três dias e duas noites, todo o deserto do atacama, indo até o Salar e nos deixando na cidade de Uyuni, com direito a uma noite em um hotel feito de sal. Choramos um desconto, logicamente e fechamos na hora.
Com tudo resolvido, fomos aproveitar nossa tarde no deserto, alugamos bicicletas e sand boards e fomos procurar algumas dunas, foi muito sem graça, a areia estava muito quente, além de queimar os pés e as mãos, a parafina derretia em 5 segundos e as pranchas não desciam mais, valeu mesmo pelo passeio, apesar do calor de rachar e do ar seco, o deserto tem uma beleza peculiar.

No dia seguinte, embarcamos eu uma Land Cruiser (parecido com um Land Rover) com mais duas alemãs e uma austriaca, esta última era muito gente boa, mas as alemãs... nem vale a pena comentar pra não estragar o humor.
Além deste, mais dois veículos iguais, cada um com o motorista e mais 6 turistas, dos 18 só nós eramos brasileiros.


A viagem foi toda feita dentro de um parque nacional boliviano, só deserto e montanhas, algumas com picos nevados, a paisagem muito bonita, o interessante é que, apesar de andarmos sempre juntos, cada condutor escolhia uma trilha, então sempre estavamos vendo e cruzando com os outros veículos pelo deserto, muito legal.

Seguindo a tradição Boliviana, a cada parada, sempre tinha alguma coisa pra arrumar em algum dos veículos, em uma delas, quando carro parecia ter tido algum problema no carburador, nosso condutor aproveitou para remendar e encher o nosso step, que até o momento estava furado e murcho...


Visitamos uma lagoa de águas termais, aproximadamente 35ºC, ótimo, levando em conta que a temperatura externa era de + ou - 12ºC, ninguém queria sair pra ir embora, me lembrou uma certa piscina de uma certa faculdade.

Em seguida, vimos também algo inédito para nós, geiseres, espelindo vapor fervendo com gases de dentro do solo, como dizia o Rodrigo... "sinistro".


A primeira noite passamos na beira da "Laguna Colorada", esta lagoa é vermelha mesmo, por causa das algas que existem na água, além disso é salgada e cheia de Flamingos, realmente uma coisa de cartão postal... se vc não ligar para o cheiro, essas algas fedem pra burro.

Chuva se aproximando por cima da montanha
Gelo??? Não... isto é sal

Este primeiro hotel (na verdade um abrigo) foi, claro, um dos piores que ficamos, mas não dá pra reclamar, tendo em vista as condições, cada quarto era para o grupo do veículo, então dormimos todos juntos, em camas semparadas, logicamente, e, para todos os grupos, (deviamo haver uns 6 ou 7 veículos) havia APENAS UM BANHEIRO, com três vasos, duas pias, e nenhum chuveiro... foi terrível.

No segundo dia, a paisagem não mudou muito, visitamos mais algumas lagoas e, no final da tarde, chegamos no hotel de sal, o local era melhor que o primeiro, mais bem conservado, com quartos duplos onde até as camas eram feitas de blocos de sal, muito legal. Mesmos problemas, apenas 2 banheiros para todos, mas desta vez tinhamos chuveiros, ueeebaaaaaa!!!

Até...

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Só consegui entrar no teu blog agora e achei tudo muito 10!Tô curiosa para ver as fotos mesmo que não façam jus a realidade...bjo

12:25 PM  

Postar um comentário

<< Home